contato@institutoacqua.org.br

Documentário sobre Mais Médicos estreia no Instituto Acqua

27/10/2017

Dirigido por Tarcísio Tadeu Garcia Pereira, ‘Agentes da Vida’ marcou primeiro mês de funcionamento do Acqua Cineclube; filme será exibido para governo cubano

O Espaço Vivências e Convivências do Instituto Acqua recebeu na última quinta-feira (26/10), a estreia do documentário Agentes da Vida, que apresenta o atendimento realizado por profissionais do programa Mais Médicos. Participaram do evento o diretor do filme, Tarcísio Tadeu Garcia Pereira, e representantes da área da saúde. A exibição gratuita também marcou o primeiro mês de funcionamento do Acqua Cineclube. Após apresentação no Grande ABC, produção será apresentada em outros estados até desembarcar em Havana (Cuba), para ser vista por representantes do governo com o qual o Brasil firmou parceria para intercâmbio de profissionais via Mais Médicos.

Com destaque para o trabalho de profissionais brasileiros e estrangeiros que atuam no programa, ‘Agentes da Vida’ embora tenha caráter nacional, “nasceu” no Grande ABC. As primeiras gravações começaram na cidade de Mauá, depois ocorreram na Zona Leste de São Paulo e em fase final no Maranhão. A obra teve patrocínio do Instituto Acqua.

Para o cineasta Tarcísio Tadeu, a parceria com o Acqua ajudou a ampliar a produção do filme e, consequentemente, expandir a divulgação nacional e internacional. “Fazíamos a produção no esforço de voluntários. E, então, quando estávamos realizando uma pré-apresentação do projeto para um grupo de amigos, alguém sugeriu que nós fizéssemos contato com o Acqua. A partir desse momento, o Instituto não apenas nos incentivou como estimulou e inclusive patrocinou para que pudéssemos produzir e gravar com equipes em outros estados. Agora, além de lançar nacionalmente, faremos uma exibição para o alto escalão do governo cubano em Havana”, afirma.

Ronaldo Querodia, diretor-presidente do Instituto Acqua, contou que a proposta de ‘Agentes da Vida’ vai além do que as imagens revelam. O filme funciona como um alerta para discussões que envolvem o sistema de saúde brasileiro e a população mais desassistida. “Sem dúvida é um registro importante que aponta, além do trabalho incansável desses profissionais da saúde, a forma humanizada de atendimento com que a população que vive longe dos centros urbanos recebeu durante o programa. Ao mesmo tempo, mostra as principais dificuldades de se implantar a medicina preventiva em cidades pequenas. Para nós é motivo de alegria fazer parte dessa história.”

Acqua Cineclube – Em 5 de outubro, o Instituto Acqua começou a realizar sessões gratuitas de cinema às quintas-feiras, sempre às 20h, no auditório do Espaço Vivências e Convivências. A programação do Acqua Cineclube contará com grandes produções do cinema nacional que fazem parte do acervo da Ancine (Agência Nacional do Cinema) doado ao Instituto.