contato@institutoacqua.org.br

Centro Ninar (MA) completa três anos de assistência e reabilitação para crianças

19/03/2019

Unidade de saúde gerenciada pelo Acqua e SES é referência no tratamento de crianças com problemas de neurodesenvolvimento no Maranhão

Para marcar os três anos de atendimento à população, o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), instalado no Complexo Materno-Infantil Dr. Juvêncio Mattos, celebrou a data, na última quinta-feira (16/03) com distribuições de brindes e comemoração que uniu profissionais e famílias atendidas.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a unidade oferece uma rede de cuidados especializados para crianças com problemas de neurodesenvolvimento, que, junto ao acompanhamento multiprofissional da Casa de Apoio Ninar, alcançaram mais de 150 mil atendimentos no ano de 2018.

Na unidade são realizados diagnósticos, exames e tratamentos de síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zika Vírus, rubéola e toxoplasmose.

"O Ninar foi criado para atender essa demanda de crianças que nasceram com microcefalia e também para ser um centro de referência no estado. Gradualmente, ele foi sendo ampliado para atendimento a patologias relacionadas ao sistema nervoso, paralisia cerebral, atraso neuropsicomotor, e hoje é uma unidade de saúde consolidada para atendimentos de alta complexidade, com profissionais altamente capacitados", disse o supervisor médico do Instituto Acqua, Cláudio Araújo.

A recepção da unidade foi ambientada com decoração temática, além de bolo e café da manhã para as famílias atendidas. Antes, houve o sorteio de brindes, entre fraldas descartáveis e brinquedos. "Estamos comemorando uma história de muita dedicação e de muito amor. O Centro Ninar foi criado há três anos, sendo um serviço público gratuito e especializado para famílias que antes precisavam buscar tratamento para suas crianças em outro estado", destacou a diretora administrativa do Hospital Juvêncio Mattos, Andréa Oliveira.

Junto com o atendimento multiprofissional, a reabilitação das crianças também é continuada pelas próprias mães que vão aprendendo práticas de estimulação a partir dos especialistas em fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, tornando o tratamento um aprendizado para todos.

"Nesse mês dedicado à mulher, quero parabenizar as mães que têm como presente essas crianças. Vocês são mulheres guerreiras e foram escolhidas para receber algo muito especial, o dom de gerar é de grande valia. Saúdo e parabenizo a todas vocês em nome do Governo do Estado", pontuou a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar, que representou o secretário de Saúde, Carlos Lula, no evento.

Ana Paula Santos Silva, 21 anos, mãe de Ana Vitória – criança com hidrocefalia atendida no Centro Ninar – foi sorteada com um pacote de fraldas durante a comemoração. Ela reconheceu o apoio dos profissionais e os avanços que o serviço de reabilitação da unidade de saúde garantem ao tratamento da filha.

"Ela começou a ser atendida ano passado e chegou com muitos atrasos de desenvolvimento, crises de epilepsia e, hoje, ela já consegue alguns movimentos e sustentar a cabeça. Eu sabia muito pouco da doença e agora tenho muita confiança no tratamento. Tudo o que ela precisa tem aqui e a gente vem toda semana. Queria parabenizar a instituição e todos os profissionais porque abraçam as crianças como se fossem filhos deles", falou Ana Paula.

"O nosso resultado é altamente satisfatório. O ensinamento que as mães têm para cuidar de suas crianças e entender as orientações sobre o tratamento é uma preparação para a vida. Elas são as profissionais mais importantes na relação com as crianças atendidas", finalizou o supervisor médico Cláudio Araújo.