contato@institutoacqua.org.br

Centro de reabilitação e hospital macrorregional são novos projetos assumidos pelo Instituto Acqua em 2016

19/12/2016

Hospital atende população de 200 mil pessoas; centro especializado é pioneiro no atendimento público a pacientes com microcefalia

Em 2016, o Instituto Acqua ampliou sua atuação ao assumir a gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão do Hospital Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, e do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), em São Luís.

O Hospital Tomás Martins, inaugurado em agosto, é uma unidade de saúde de referência para o atendimento de mais de 200 mil maranhenses das regiões de Santa Inês, Zé Doca e Pindaré com 16 municípios. A unidade tem 116 leitos, divididos em 26 clínicos, 26 pediátricos, 26 ortopédicos, 26 de cirurgia geral e 12 para UTI adulto, além de contar com aproximadamente 400 funcionários e oito equipes médicas. O hospital oferece atendimento ambulatorial em cardiologia, gastroenterologia, neurologia, enfermagem, pediatria, ortopedia, nefrologia, fisioterapia, serviço social e psicologia, bem como possui o Serviço de Apoio Diagnóstico e Tratamento (SADT), com análises clínicas, exames de radiologia, ultrassonografia, agência transfusional, ecocardiograma, tomografia, eletrocardiografia, endoscopia digestiva, diálise para pacientes internos.

Ninar – Inaugurado em março, o Ninar oferece tratamento especializado às crianças com microcefalia. A iniciativa pioneira no Maranhão, e gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Instituto Acqua, dispõe de equipes multidisciplinares disponíveis e espaços adequados para atendimento e reabilitação. O corpo clínico do centro é formado por pediatras, neuropediatras, oftalmologistas e geneticistas, além de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais.

O Ninar possui oito consultórios e duas salas de acolhimento, além de quatro espaços para reabilitação em fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Exames de apoio diagnóstico como análises clínicas, ultrassonografia, entre outros, estão somados a uma área disponibilizada a grupos de pesquisas científicas sobre doenças neurológicas.

Seis meses após sua inauguração, o Ninar realizou 13.813 atendimentos para crianças de zero a 14 anos com problemas de neurodesenvolvimento, como microcefalia, hidrocefalia e síndrome de Down, entre outras doenças. Foram 2.719 consultas especializadas e 11.094 atendimentos com equipe multiprofissional nesse período.