contato@institutoacqua.org.br

Centro de planejamento reprodutivo realiza 680 atendimentos em dois meses na Maternidade Benedito Leite

31/05/2017

Local tem fortalecido ações de redução da mortalidade materna e infantil no Estado

Em funcionamento desde 29 de março, o Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), tem orientado mulheres de todo o Estado sobre planejamento familiar com métodos contraceptivos. Em dois meses, o local realizou 680 atendimentos com orientações sobre procedimentos como o uso de camisinha, inserção de DIU (dispositivo intrauterino) e laqueadura. Em relação ao DIU, foram feitas 54 inserções no período.

Nos primeiros 30 dias, o Centro Sentinela registrou 205 atendimentos. No mês seguinte, a procura aumentou e o número subiu para 475. Segunda unidade do gênero no Estado e referência em planejamento familiar, o local atende dois públicos: mulheres que deram à luz na unidade ou estão internadas e pacientes que procuram atendimento de forma espontânea.

Antes da alta médica, as pacientes da maternidade participam de uma palestra coletiva para receber orientações sobre os métodos contraceptivos. Ao final, cada mulher tem atendimento individual para informar sua escolha.

“Nosso objetivo é a prevenção e um planejamento familiar para que não ocorra uma gravidez indesejada e, com isso, tenhamos também redução no número de abortos. Esclarecemos várias dúvidas sobre os métodos contraceptivos, principalmente o uso do DIU. A gravidez precisa ser um momento bem recebido e planejado pelo casal”, pontuou Rafaela Frazão, enfermeira responsável pelo Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo. A profissional lembrou que nos casos de escolha pela laqueadura, a paciente é encaminhada para a Maternidade Nossa Senhora da Penha, onde recebe o tratamento adequado.

A maternidade recebeu adequações físicas e os profissionais foram capacitados para receber o Centro Sentinela, composto por ambulatório com equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social.

Atendimento – Ao procurar a Maternidade Benedito Leite em busca de um método eficaz de prevenção, as mulheres preenchem o Boletim de Atendimento com suas informações pessoais. Depois dessa etapa, elas recebem orientações da equipe sobre os métodos e, conforme a escolha, são direcionadas para consulta com um ginecologista da própria maternidade.

“Após verificarmos os antecedentes clínicos e obstétricos e com base na escolha da paciente prestamos todo o aconselhamento médico com orientações e retirada de dúvidas. Só a partir desse momento é que marcamos o agendamento para a inserção do DIU”, explicou o diretor-clínico da unidade de saúde, o médico Manoel Pimentel.

Poliana Ferreira, 26 anos, contou o motivo que a levou a procurar o local. “O que me trouxe aqui foi a busca por um método de prevenção que fosse compatível para mim. Vou usar o DIU ou fazer a laqueadura”, disse a dona de casa.

O Centro de Sentinela de Planejamento Reprodutivo é fruto do termo de cooperação técnica entre Governo do Estado, Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde). A iniciativa tem apoio do Instituto Acqua, que faz a gestão da maternidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.

Em 16 de junho, a maternidade vai receber uma reunião com enfermeiros que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em São Luís para discutir a ampliação dos serviços e explicar o funcionamento do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo.