contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar é escolhida como tema de trabalho em feira de ciências de escola em São Luís (MA)

20/10/2017

Grupo de alunos visitou a unidade para conhecer o trabalho desenvolvido com crianças e familiares

A Casa de Apoio Ninar foi escolhida como tema de trabalho que será apresentado na feira de ciências da Escola Menino Jesus, no bairro Jardim América, em São Luís (MA), no dia 10 de novembro. O tratamento diferenciado oferecido às famílias na unidade atraiu a atenção da escola e motivou a visita de dez alunos do 9º ano nesta quinta-feira (19/10) para conhecer o funcionamento do local. A Casa de Apoio é gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde.

A diretora-clínica e neuropediatra Patrícia Sousa recebeu o grupo e apresentou a estrutura e missão do local, bem como a equipe de profissionais. Entre outras atividades realizadas, os alunos vivenciaram as oficinas de musicalização e contação de histórias para conhecer a experiência de cada família atendida na Casa de Apoio Ninar.

A professora Rosy Rodrigues explicou o que motivou a escolha da unidade como tema do trabalho. “Soube que em São Luís existia um local destinado a cuidar de crianças com microcefalia e que está dentro de nossa temática central. Então decidi trazer nossos alunos para conhecer de perto. É importante que eles e a população saibam desde cedo que em nosso Estado temos um referencial no tratamento de crianças com essa doença”, detalhou a docente.

Durante a visita, a neuropediatra Patrícia Sousa esclareceu as causas da síndrome congênita por zika vírus e o tratamento que a criança e o familiar recebem. A médica também explicou o papel de cada profissional ao longo do tratamento. “Estamos muito felizes que as feiras de ciências das escolas tratem da síndrome congênita por zika vírus. Esse tipo de trabalho proporciona uma experiência única para esses alunos”, afirmou.