contato@institutoacqua.org.br

Cardiotocografia é tema de reunião científica em maternidades de São Luís (MA)

25/04/2019

Capacitações ocorreram nas Maternidades Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha, ambas sob gestão do Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde; exame monitora frequência cardíaca fetal e contrações uterinas

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e médicos obstetras das maternidades Benedito Leite, Nossa Senhora da Penha e Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís (MA), participaram de duas capacitações sobre o exame cardiotocografia (CTG). Os treinamentos ocorreram em duas etapas, o primeiro realizado em (17/04) na Maternidade Nossa Senhora da Penha foi conduzido pelo técnico de engenharia clínica, Clemilton Irineu. Na última quarta-feira (24/04), a capacitação ocorreu na Maternidade Benedito Leite durante a 1ª Reunião Científica da unidade. O exame CTG monitora frequência cardíaca fetal e contrações uterinas.

As unidades gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) contam com o cardiotocógrafo, equipamento de última geração utilizado neste tipo de exame. Além de fazer o registro gráfico da frequência cardíaca, o aparelho ainda verifica a pressão arterial da paciente.

A reunião científica na Maternidade Benedito Leite foi ministrada pelo ginecologista e obstetra Felipe Brayon de Paiva Ericeira. Durante o encontro, o médico destacou a importância do momento técnico para as maternidades. “Trata-se de um exame que detecta a vitalidade fetal. É importante que os profissionais compreendam que existe uma classificação, e em alguns casos pode-se tomar medidas para melhorar os parâmetros, e em outros, os mais graves, por exemplo, a equipe precisa tomar decisões para que o trabalho de parto tenha um desfecho mais rápido possível quer seja para uma cesariana de emergência ou parto normal”, explicou.

A recomendação da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia é para que as maternidades garantam treinamento aos funcionários e que os equipamentos e instalações sejam adequados para receber os pacientes.

Conteúdo – O conceito e as indicações para a realização do exame, os parâmetros avaliados e quais as condutas devem ser seguidas, além das decisões tomadas baseadas nos resultados foram alguns dos conteúdos abordados nas capacitações. De acordo com o médico Felipe Brayon, o exame é indicado em casos de pré-eclâmpsia, hemorragias vaginal e materna, crescimento fetal anômalo, líquido amniótico meconial e ainda em trabalho de parto induzido.

Nas capacitações foram lembradas ainda a forma de preparação para a realização do exame, bem como a análise dos traçados, entre eles, a linha de base, variabilidade, acelerações, as variáveis das desacelerações e sobre o Sistema de Classificação do cardiotocografia. O cardiotocógrafo utiliza para a monitorização externa da frequência cardíaca um sensor de ultrassons. “Esta é uma reunião para agregar conhecimento sendo extremamente importante para os profissionais que prestam assistência às gestantes em todas as maternidades. A interpretação do exame da cardiotocografia é um tema atual e faz parte do dia a dia na obstetrícia, por isso os profissionais precisam conhecer para saber interpretar e analisar os resultados. Assim poderão acompanhar de forma segura e eficiente o trabalho de parto das pacientes”, concluiu o diretor geral da Maternidade Benedito Leite, Manoel Caldas Pimentel.