contato@institutoacqua.org.br

Campanha incentiva doação de sangue na Maternidade Marly Sarney em São Luís (MA)

14/09/2017

Iniciativa é resultado de parceria entre a unidade de saúde e o Hemomar

A Maternidade Marly Sarney, em São Luís (MA), unidade gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta quarta-feira (13/9) campanha de incentivo à doação de sangue. A unidade arrecadou mais de 13 litros de sangue.

Durante o dia a Unidade Móvel de Coleta Externa do Hemomar (Centro de Hemoterapia e Hematologia do Maranhão) permaneceu na maternidade e cadastrou 19 possíveis doadores, sendo que 13 puderam doar após a triagem. A iniciativa é resultado da parceria entre unidade de saúde e Hemomar.

A técnica de enfermagem Delmar Araújo Lima, 36 anos, que trabalha na Maternidade Marly Sarney, participou da ação. “Fazia um certo tempo que eu não doava e ao saber que o Hemomar estaria aqui eu decidi logo participar. Ao doar sangue você está ajudando o próximo e pode salvar uma vida”, comentou a profissional que atua no Banco de Leite.

Adriana Ferreira, 37 anos, afirmou que é doadora há mais de cinco anos. “Pra mim toda pessoa deve doar sangue. É um ato que não traz nenhum problema, pelo contrário, só ajuda as pessoas. Devemos sempre nos colocar no lugar do outro, por isso eu decidi me tornar uma doadora”, pontuou a enfermeira da Maternidade Nossa Senhora da Penha no momento em que participava da campanha.

Requisitos – Entre os requisitos básicos para doar sangue estão: apresentar documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, dormir bem nas últimas 24h, não estar em jejum e não ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação. Esses critérios foram determinados pelo Ministério da Saúde.

“A triagem é feita a fim de garantir a proteção do doador e a segurança de quem vai receber o sangue. A presença da unidade móvel na Maternidade Marly Sarney facilita muito o deslocamento das pessoas para que tenhamos mais adesões à campanha. O material coletado será destinado ao banco voluntário e poderá salvar muitas vidas”, explicou a coordenadora da coleta externa, Maria do Rosário de Paula.

Durante a campanha a coordenadora de enfermagem da maternidade, Marcya Ferreira, destacou a importância da ação. “Também é missão da unidade contribuir para aumentar o estoque de bolsas de sangue do Hemomar. Doar é um ato de responsabilidade e amor ao próximo e estamos buscando justamente esse foco, que é criar na comunidade o hábito de doar sangue”, concluiu.