contato@institutoacqua.org.br

Campanha de doação de leite materno incentiva mães em maternidades de São Luís (MA)

22/05/2017

Ação orientou mulheres sobre a importância da prática para salvar a vida de bebês prematuros

Com o intuito de aumentar o número de doadoras de leite materno e o estoque do Banco de Leite Materno da Maternidade Marly Sarney, foi realizada a campanha de incentivo à prática nas maternidades Benedito Leite e Marly Sarney, na última sexta-feira (19/5), com o tema “Quem doa leite materno faz a diferença na vida de muitas crianças: doe vida”.

Os profissionais das duas unidades sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde estiveram envolvidos em ações que incentivaram as mães a doar leite materno. Entrega de material educativo com orientações sobre o preparo, higiene pessoal antes da coleta e local adequado de armazenamento do leite, entre outras informações, e a implantação de um banco de dados com as doadoras na Maternidade Benedito Leite fizeram parte da programação. Além da campanha, um grupo de estudantes do Liceu Maranhense entregou cerca de mil frascos para auxiliar na coleta do leite materno.

Atualmente, apenas oito litros estão armazenados no Banco de Leite da Maternidade Marly Sarney. O estoque é utilizado para amamentar 24 bebês prematuros que estão em tratamento na UTI Neonatal da unidade de saúde. A supervisora do Banco de Leite, Irenildes Rodrigues, destacou a importância de sensibilização das mães para a doação. “Nosso número de bebês prematuros cresce cada vez mais e assim mais crianças precisam do leite humano. É importante que todas as lactantes compreendam a necessidade desse ato”, explicou.

Além da doação na maternidade, equipes do Banco de Leite fazem a busca ativa. Uma equipe de profissionais realiza a coleta nas residências das mães a cada sete dias. De acordo com a supervisão do Banco de Leite, cada mulher pode retirar de 5 a 10 ml por dia.

“Meu filho estava com dificuldade de se alimentar e aqui eu pude aprender como amamentá-lo. Com certeza vou ser doadora, pois, assim como ele, outras crianças precisam do leite materno”, pontuou a gerente de loja, Adeanes Duarte, 36 anos, paciente da Maternidade Marly Sarney e mãe do pequeno Daniel Azevedo.

Na Maternidade Benedito Leite a programação contou com palestras sobre os temas “A importância nutricional do leite materno” e “Técnicas de ordenha e utilização do kit para coleta”. Demonstrações da posição correta na amamentação também fizeram parte das atividades. Ao final do dia foi realizado o cadastro de doadoras de leite.

Camila Campelo, 22 anos, paciente da Maternidade Benedito Leite, destacou os ensinamentos adquiridos durante as palestras. “Achei ótimo o que foi falado. Pude tirar muitas dúvidas, principalmente a respeito da posição certa em que preciso colocar minha filha”, comentou. As mães que desejam ser doadoras precisam apenas entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua casa.