contato@institutoacqua.org.br

Bebês nascidos na Maternidade Benedito Leite agora saem da unidade com primeira foto para levar de lembrança

29/03/2017

Material terá a primeira foto do bebê, registrada na unidade de saúde, e será entregue gratuitamente dentro de encarte com outras informações sobre a criança; lembrança é iniciativa do Governo do Estado e do Instituto Acqua

As mães de todas as crianças que nascerem na Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), receberão uma lembrança do seu bebê. O Governo do Estado e o Instituto Acqua, que faz a gestão da unidade em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, lançaram, na manhã desta quarta-feira (29/3), o projeto Primeiro Olhar, um encarte com a foto do bebê e outras informações sobre o nascimento.

Todos os recém-nascidos serão fotografados na maternidade e a imagem entregue gratuitamente às mães dentro de um material impresso. A iniciativa é uma lembrança oferecida às pacientes como forma de marcar esse momento especial na vida da mulher.

Além da primeira foto, o material tem informações como o nome do bebê e dos pais, data e horário do nascimento, peso e altura da criança e o nome do profissional que fez o parto. Outra novidade do material é o espaço reservado para colocar as marcas dos pés do recém-nascido.

O lançamento do encarte coincidiu com a inauguração do Centro Sentinela de Planejamento Reprodutivo. Instalado na Maternidade Benedito Leite, o local fornecerá orientações sobre planejamento reprodutivo para as pacientes que derem à luz na unidade, além de proporcionar acesso a diversos métodos contraceptivos.

As primeiras mulheres a terem seus bebês fotografados e a ganharem a lembrança foram Luzinete Ribeiro de Oliveira, mãe de Heloísa; Ediane da Silva Furtado, mãe de Raynara; e Mirian Rodrigues da Silva, mãe de Kyara.

O lançamento teve a presença do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, da subsecretária da Saúde, Karla Trindade, dos diretores da unidade Hilmar Hortegal e Manoel Caldas Pimentel, do diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, e do consultor da OMS, Adriano Tavares. Na ocasião as mães também receberam o kit Pequeno Maranhense.