contato@institutoacqua.org.br

Atividades do Novembro Azul atendem cerca de 180 homens no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago em Pinheiro (MA)

24/11/2016

Dois mutirões de exames preventivos e palestras de conscientização sobre o câncer de próstata são realizados em quatro dias na unidade de saúde

Aproximadamente 180 homens fizeram exames preventivos nos dois mutirões realizados pelo Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro (MA), nos dias 17, 18, 22 e 23 de novembro, como parte das atividades do Novembro Azul. Além dos atendimentos, os profissionais da unidade ministraram palestras e distribuíram material informativo sobre o câncer de próstata.

Um mutirão de exames PSA (Antígeno Prostático Específico) aconteceu em 17 e 18 de novembro e envolveu 114 pacientes. O procedimento auxilia no diagnóstico de alterações na próstata. Nos dias 22 e 23 foi a vez dos exames de ultrassonografia de próstata, que atendeu 73 pacientes. “As ações superaram as minhas expectativas, porque existe aquele tabu de que homem não se cuida, e o que vimos aqui foram homens muito interessados, tirando dúvidas e preocupados com a saúde”, contou Denise Boás, diretora-geral do hospital.

A diretora ressaltou ainda que as atividades do Novembro Azul foram uma oportunidade para ampliar o alcance de informações sobre prevenção para os moradores da Baixada Maranhense. “Fiquei muito feliz com o resultado e a forma como eles elogiaram o hospital e a iniciativa em relação a essa campanha.”

Ao longo dos quatro dias, pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade também assistiram a palestras educativas ministradas pelas supervisoras da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), Simone Lago, e da Central de Regulação de Leitos, Beatriz Durans. Entre os temas abordados estavam a higienização e o câncer de pênis e conscientização para o combate ao câncer de próstata.

O Hospital Regional Dr. Jackson Lago está sob gestão do Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.