contato@institutoacqua.org.br

Apresentações de hospitais regionais e Ninar encerram segundo dia do Encontro de Gestores do Instituto Acqua

09/12/2016

Profissionais do escritório do Acqua em São Luís (MA) também apresentaram um balanço do ano e falaram das perspectivas pra 2017

O segundo dia de eventos do Encontro de Gestores 2016 – Unidades Maranhão do Instituto Acqua, nesta quarta-feira (7/12), em São Luís, teve, durante a tarde, apresentações dos hospitais Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, e Macrorregional Tomás Martins, em Santa Inês, e do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação (Ninar). No período da manhã, o dia que encerrou o encontro teve palestra do ex-ministro da Saúde e secretário de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha.

Inaugurado há três meses, a apresentação sobre o Hospital Macrorregional Tomás Martins mostrou a evolução dos atendimentos realizados no período com a realização de mutirões, exames, quantidade de consultas e cirurgias, entre outras informações, que foram acompanhadas pelo diretor-geral da unidade, Antonio Jorge e pela diretora-administrativa Thayse Lima.

Em seguida foi a vez do Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, que completou seu primeiro ano de funcionamento em setembro passado. A diretora-geral da unidade, Denise Boás, fez a apresentação mostrando os quantitativos de procedimentos realizados em cada clínica, as novidades de atendimento, como a realização de mamografias, implementada este ano, mutirões e capacitações dos profissionais, entre outros dados. O diretor-clínico, Kaio Hortegal acompanhou a apresentação.

O Ninar foi representado pela neuropediatra Patrícia da Silva Souza e o diretor-geral do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, ao qual o centro de referência é vinculado, Cláudio Rezende. Inaugurado em março, o Ninar realizou mais de 4 mil atendimentos médicos desde sua inauguração e a neuropediatra pode mostrar um perfil dos pacientes atendidos no local.

Os responsáveis pelo escritório do Instituto Acqua em São Luís apresentaram informações sobre como é a gestão dos cerca de 2.300 colaboradores nas unidades do Maranhão, o volume e o sistema de compras e como é feita a administração para que as sete unidades tivessem mantido seu pleno funcionamento 24 horas por dia ao longo de todo o ano.

O diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, fez uma análise dos dois de evento ressaltando a importância da socialização das informações entre os gestores das diferentes unidades. “Foram dois dias extremamente proveitosos, pois pudemos dialogar, trocar experiências e, principalmente, aprendermos um pouco mais, todos nós, sobre a gestão destas unidades de Saúde. É um momento de agradecimento ao governo do Estado por essa parceria que nos permite partilhar políticas públicas com transparência, responsabilidade e inovação. Neste evento pudemos ver quão colaborativos são os nossos profissionais e comprovar que esse empenho e trabalho fazem a diferença para um atendimento público em Saúde de qualidade.”