contato@institutoacqua.org.br

Ação social do Instituto Acqua realiza 247 atendimentos de saúde no bairro Cohab em São Luís (MA)

26/03/2018

Atividade aconteceu na área externa da Maternidade Benedito Leite e foi dedicada à prevenção do câncer de colo do útero, entre outros serviços

Os moradores do bairro Cohab, em São Luís (MA), e região, puderam participar de uma programação especial no último sábado (24/3): a primeira ação social do Instituto Acqua em 2018. Promovida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a iniciativa ofereceu aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação e exame preventivo do câncer de colo de útero, além de orientações sobre como prevenir essa doença e cuidados com recém-nascidos. Durante toda a manhã, 247 atendimentos foram realizados na área externa da Maternidade Benedito Leite.

A ação social contou com atividades compartilhadas entre o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos e as maternidades de Alta Complexidade do Maranhão e Nossa Senhora da Penha. Entre os atendimentos oferecidos, foram registrados 57 vacinações, 60 aferições de pressão arterial e testes de glicemia, 35 preventivos do câncer de colo de útero e 85 orientações sobre esse tipo de doença, além de 10 demonstrações de cuidados básicos com recém-nascidos.

O médico obstetra Manoel Pimentel, diretor da Maternidade Benedito Leite, unidade de referência da ação, destacou a importância em usar atividades como essa para orientar as pessoas sobre como prevenir diversas doenças. “Esses serviços são extremamente importantes pelo caráter educativo que trazem. Os atendimentos oferecidos levam à população informações relevantes para o seu dia a dia, contribuindo para a saúde e qualidade de vida”, destacou.

Uma das primeiras pessoas a serem atendidas foi Conceição Silva, moradora da Vila Esperança. “Cheguei cedo e pretendo fazer o preventivo. Não fiz no ano passado e vou aproveitar essa oportunidade, que é oferecida gratuitamente e em um sábado, quando estou de folga”, explicou Conceição.

A tenda de imunizações registrou grande procura, devido à variedade de vacinas oferecidas, como febre amarela, tríplice viral, tétano, hepatite, varicela e influenza. “Aproveitei o atendimento. Aferi pressão arterial, fiz teste de glicemia e atualizei a carteira de vacinação”, explicou Terezinha Maciel, moradora do bairro.

A ação, promovida em março, mês alusivo às mulheres, também reforçou o combate à violência doméstica por meio da distribuição de cartilhas explicativas sobre a Lei Maria da Penha.

Todas as atividades contaram com a participação voluntária de profissionais do Instituto Acqua que atuam em unidades de saúde sob sua gestão em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde. Ao longo do ano, estão previstas outras ações similares no Maranhão.