contato@institutoacqua.org.br

Ação de Carnaval na Maternidade Benedito Leite orienta pacientes sobre DSTs Aids e incentiva doação de sangue

15/02/2018

Profissionais reforçaram humanização e acolhimento às gestantes e familiares no período de folia com distribuição de preservativos e material informativo

Os profissionais da Maternidade Benedito Leite, em São Luís (MA), transformaram a rotina da unidade entre os dias 9 a 13 de fevereiro. O colorido do Carnaval e a irreverência das marchinhas chegaram às mães, visitantes e familiares. A equipe percorreu recepção, observação, sala de parto e leitos para entregar preservativos, lubrificantes e material informativo sobre prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids e incentivo à doação de sangue.

Ao som de marchinhas tradicionais, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem circularam pela maternidade para conscientizar sobre cuidados com a saúde e reforçar o acolhimento das gestantes e familiares. “Nosso objetivo é alertar sobre a importância de intensificar os cuidados no período de folia, esclarecendo que o preservativo também evita a gravidez indesejada, além de falar sobre o valor da doação de sangue neste período. Essa iniciativa também leva alegria e descontração para todos que estão na unidade”, explicou a coordenadora de enfermagem da Maternidade Benedito Leite, Kelma Lucena.

Entre o sábado (10/2) e terça-feira (13/2) de Carnaval, nasceram 54 bebês na unidade de saúde e todos foram acolhidos pelos profissionais em clima de festa. No decorrer desses dias, os leitos foram visitados pelas equipes, que entregaram coroa, chapeuzinho e tiaras às mães e bebês. “Essa foi a forma que encontramos para comemorar o período, aumentando a alegria das famílias e o vínculo com a equipe multiprofissional”, concluiu Kelma.

Humanização e acolhimento fazem parte do perfil de atendimento da Maternidade Benedito Leite, bem como das Maternidades Nossa Senhora da Penha e de Alta Complexidade do Maranhão, todas gerenciadas pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.