contato@institutoacqua.org.br

Alunos do Projeto Teia Verde visitam Jardim Botânico de São Paulo

07/12/2016

O passeio foi uma aula ao ar livre e os alunos presenciaram na prática os conteúdos que aprendem na comunidade Catiguá

No dia 30 de novembro, alunos do Projeto Teia Verde – Catiguá, visitaram o Jardim Botânico de São Paulo, aproveitando para ter uma aula ao ar livre sobre pragas, doenças e gramados.

O Projeto Teia Verde tem como objetivo formar agentes de transformação por meio de capacitação em jardinagem, fazendo com que seus alunos tenham uma formação profissional e a exerçam na gestão e manutenção de áreas verdes de suas comunidades. 

“Nós formamos agentes transformadores, pois o projeto transforma uma pessoa e essa pessoa transforma sua comunidade”, contou Mariza Labrada, coordenadora de projetos sustentáveis do Instituto Acqua.

O programa é uma iniciativa do Instituto Acqua, com patrocínio da Petrobrás e apoio da Prefeitura de Santo André. As aulas são direcionadas para as comunidades do Catiguá (Parque Erasmo Assunção), Tamarutaca e Conjunto Habitacional Prestes Maia, todas no município de Santo André. Os professores Edmilson Gianoni e Carmen Bosso ministram o curso, que é totalmente gratuito, com carga horária de 156 horas e aulas três vezes por semana.

Edmilson Gianoni fala sobre os benefícios do projeto. “Os alunos têm uma nova oportunidade de ocupação, convivem com o meio ambiente e têm a certeza de poder executar serviços que para muitos deles pareciam impossíveis, como podar, serrar, pregar, grampear e várias outras coisas”.

HISTÓRIA DE SUCESSO

Uma das grandes conquistas do Projeto Teia Verde é ver seus alunos exercendo a profissão em suas comunidades, colocando em prática o conhecimento adquirido durante o curso. Esse foi o caso de Adriele Marques Pereira – aluna do Tamarutaca – que passou a trabalhar com jardinagem.

“Participar do projeto foi algo inexplicável pra mim. Eu tinha curiosidade sobre esses assuntos de jardinagem, mas o Edmilson e a Camen me passaram outra visão do que é tudo isso. Hoje, posso dizer que trabalho com o que amo”, contou Adriele Marques Pereira.