contato@institutoacqua.org.br

Acqua recebe The Best 2017

26/12/2017

Premiação está entre as mais prestigiadas no Norte e Nordeste do Brasil e consagrou o Acqua na categoria Destaque Empresarial – Responsabilidade Social

O Instituto Acqua recebeu na noite de quinta-feira (21/12), o prêmio The Best 2017, categoria Destaque Empresarial, em São Luís (MA), por atuação diante dos projetos da área da saúde e pela relevância das ações sociais. O reconhecimento também está atrelado à atuação do Acqua junto às equipes especializadas frente às unidades, sobretudo nas maternidades e na assistência do tratamento de bebês com microcefalia e outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento.

Para o jornalista Nedilson Machado, idealizador do prêmio há 30 anos e colunista social do jornal O Imparcial, a edição The Best 2017 serviu para valorizar personalidades que colaboram efetivamente para o avanço do Maranhão. "A edição deste ano faz parte das comemorações dos meus 30 anos de jornalismo e de colunismo social. Mas desta vez reforçamos a ideia de valorizar quem realmente apresenta soluções inovadoras e exemplos de bons negócios, como o Acqua tem feito diante das unidades de saúde que administra. São instituições e gestores que projetaram o nome do Maranhão em todo o país", salienta.

Coordenadora clínica da Casa de Apoio Ninar, a neuropediatra Patricia Sousa representou o Instituto Acqua no evento e avaliou como fundamental o trabalho exercido pelos profissionais. "Com muito orgulho represento o Instituto Acqua nessa premiação. É sempre motivo de alegria saber que esse trabalho desenvolvido no Maranhão tem como foco a responsabilidade social. Nossas equipes estão comprometidas em oferecer o que há de melhor para a população e, sobretudo, atribuindo a atenção devida para cada cidadão que procura em nossas unidades de saúde tratamento de qualidade. Estamos muito felizes e empolgados em expandir esse sucesso de 2017 para o próximo ano", aponta.

Para o diretor-presidente do Instituto Acqua, Ronaldo Querodia, ser lembrado pelos profissionais da imprensa do Maranhão é saber que o caminho traçado está no eixo certo. "Nós temos sempre como medidor do nosso trabalho a satisfação dos pacientes das unidades de saúde e, neste ano, por meio das pesquisas aplicadas vimos que 91% dos pacientes aprovou nossa atuação. Esse resultado positivo nas unidades de saúde se soma à nossa responsabilidade social por meio das ações do Instituto Acqua em Ação, que atende milhares de pessoas em mutirões de saúde e cidadania, entre outras atividades".

As indicações dos premiados em diversas categorias surgiram a partir da votação de profissionais da imprensa regional – que escolheram os nomes por votação online. Foram homenageadas ainda personalidades e entidades nas categorias 'Destaques Nacionais', 'Personalidades 30 anos', 'Evento do Ano', 'Jovens empreendedores' e 'Eventos, diversão e arte'.

Responsabilidade Social

Em 2016, o Acqua passou a concentrar diversas atividades em uma ação completa que leva informações, serviços de saúde e atividades recreativas ao ar livre para diferentes comunidades do Maranhão. Com a iniciativa, denominada Instituto Acqua em Ação, foram realizados 3.764 atendimentos em cinco ações sociais feitas neste ano por profissionais das unidades da Capital sob gestão do Instituto em parceria com a SES.

Todas as ações contam com o trabalho voluntário das equipes do Instituto e incluem distribuição de material informativo, realização de consultas médicas e exames e aplicação de vacinas, entre outros atendimentos. Neste ano esse projeto avançou para o interior do Estado e duas edições foram realizadas, sendo uma em Pinheiro, com 783 atendimentos, e outra em Santa Inês, com 626 serviços de saúde gratuitos.

A forte adesão do público em cada ação, somada ao empenho dos profissionais, demonstra o sucesso dessa iniciativa no Estado, bem como a importância de oferecer alternativas que facilitem o acesso da população aos serviços oferecidos nas unidades de saúde.

Atendimento que fortalece

Grande responsável pela premiação, a Casa de Apoio Ninar, que oferece assistência no tratamento de bebês com microcefalia e outras doenças que afetam o neurodesenvolvimento, é um dos exemplos que consolida a atuação do Instituto Acqua no Maranhão. Inaugurada em julho, a unidade realizou 49.218 atendimentos e atendeu 194 famílias de todas as regiões estado em seis meses de funcionamento.

Entre os diversos profissionais que atuam no local é possível encontrar fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos. Desde sua inauguração, essa equipe multiprofissional realizou 16.736 consultas.

Ao longo desse período, a unidade também registrou 5.013 consultas médicas, 2.553 procedimentos de enfermagem – como medicação e pesagem –, 5.332 terapias individuais e 3.542 em grupo, 594 exames e 15.448 atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia.

Além de complementar o trabalho feito no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), inaugurado em 2016, a Casa de Apoio se destaca por ter um perfil de atendimento que inclui as famílias no tratamento da criança.

O Instituto Acqua mantém gestão diante do Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, Hospital Macrorregional Tomás Martins, Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, Hospital Regional de Balsas, Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e Casa de Apoio Ninar, além das maternidades Marly Sarney, Benedito Leite e Nossa Senhora da Penha.