contato@institutoacqua.org.br

Sorrir apresenta casos de sucesso e estratégias de atendimento durante Encontro de Gestores no Maranhão

03/01/2019

Unidade gerida pelo Acqua é referência para diagnóstico precoce de câncer bucal e atendimento ambulatorial de pessoas com fenda labial

O Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) apresentou em números os benefícios oferecidos em saúde bucal à população maranhense, no Encontro de Gestores de 2018, promovido em São Luís (MA) pelo Instituto Acqua, dias 13 e 14 de dezembro.

Nos primeiros nove meses de funcionamento, a unidade contabilizou 32.358 atendimentos, com média mensal de 3.600. Durante o evento, as estratégias adotadas para otimizar o atendimento, assim como importantes casos acompanhados pelo Sorrir, também foram compartilhados com as demais unidades geridas pelo Acqua no Maranhão.

Sob gestão compartilhada entre o Instituto Acqua e Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Sorrir atende 40 municípios do interior do Estado. “Ao longo de 2018, foram feitos muitos ajustes para disciplinar a agenda de atendimento. Agora as pessoas estão sendo devidamente reguladas, o que beneficia o paciente e a atividade dos profissionais do Sorrir”, afirmou o diretor geral do Sorrir, Fabrício Saraiva. 

Casos de sucesso do Sorrir foram apresentados no Encontro de Gestores. Os pacientes que receberam prótese dentária, por exemplo, inspiram todo o trabalho da unidade. As próteses são aparelhos utilizados para suprir a ausência de dentição e melhoram a qualidade de vida e autoestima.

O Sorrir dispõe de atendimento especializado em clínica geral, dentística, ortodontia, prótese dentária, pacientes com necessidades especiais, implantodontia, periodontia, endodontia, estomatologia, cirurgia buco-maxilo-facial, odontopediatria e radiologia.

Um dos mais importantes serviços do Sorrir é a prevenção do câncer bucal. No Encontro de Gestores, foi apresentada a sistemática de atendimento na área de estomatologia, desde a coleta de material para biópsia até o encaminhamento para o hospital de referência em oncologia, em casos de malignidade.

A unidade também é referência para diagnóstico precoce de câncer bucal e atendimento ambulatorial de pessoas com fenda labial e/ou palatina com mais de 14 anos, já que, a partir dessa idade, elas deixam de ser assistidas pelo Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, que atua exclusivamente com crianças. É o primeiro Centro do Maranhão que oferta atendimento em nível de média complexidade, ou seja, realiza procedimentos que não são feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).