contato@institutoacqua.org.br

Casa de Apoio Ninar recebe visita de juiz que elogia atuação social da unidade no Maranhão

17/12/2018

Ação social é um dos valores do Instituto Acqua que gerencia unidades de saúde do Estado

Na última quinta-feira (13/12), o juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca de São Luís (MA), visitou a Casa de Apoio Ninar, unidade de saúde gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, à convite da diretora da unidade, Patrícia da Silva Sousa. A visita foi acompanhada pelo diretor do Acqua, Ronaldo Querodia.

O projeto desenvolvido na Casa de Apoio Ninar tem recebido o reconhecimento pela ação social e transformação de muitas famílias do Maranhão. “A Casa de Apoio Ninar é um espaço muito simbólico de justiça social. Aqui era um lugar que beneficiava apenas uma família e em pouco mais de um ano já foram realizados mais de 100 mil atendimentos às famílias de 102 cidades”, destacou Ronaldo Querodia.

A unidade de saúde complementa o atendimento realizado no Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e atua na reabilitação das crianças com problemas de neurodesenvolvimento, estimulando também a reestruturação, com atividades de estimulação, empreendedorismo e apoio emocional.

Para o magistrado Douglas de Melo, o trabalho desenvolvido na Casa de Apoio representa o exemplo de como um projeto na área de saúde pode também contribuir com a mudança social da população. “A Casa de Apoio realiza um trabalho de excelência e relevante interesse social por atender pessoas vulneráveis, famílias que vivem com crianças em tratamento da microcefalia, do Zyka Vírus, e que exige um apoio e tratamento intenso de saúde. E tudo isso é feito por profissionais comprometidos e estão de parabéns por isso”, comentou.

A Casa de Apoio Ninar atende crianças com síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose. Semanalmente, a unidade recebe famílias da Capital e interior, assim como profissionais da área da saúde que acompanham as ações. O atendimento é feito por meio de atividades multidisciplinares que incluem avaliações médicas com profissionais especializados, além de oficinas, palestras e circuito de estimulação multidisciplinar.