contato@institutoacqua.org.br

Ana Estela Haddad visita São Luís e reconhece avanços em projetos de saúde geridos pelo Acqua no Maranhão

11/12/2018

Professora da USP e gestora de projetos nas áreas de educação e saúde em São Paulo, Ana Estela conheceu a Unidade Sorrir e Casa de Apoio Ninar

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão (Sorrir) e a Casa de Apoio Ninar receberam, na última segunda-feira (10/12), a visita da professora universitária Ana Estela Haddad, acompanhada do secretário de estado da Saúde, Carlos Lula, e da coordenadora das unidades no Maranhão e diretora do Instituto Acqua, Paula Assis.

Doutora em odontologia e professora da Universidade de São Paulo, Ana Estela criou o projeto São Paulo Carinhosa, que articula e coordena, com 14 secretarias da administração municipal, ações voltadas à primeira infância.

“Foi muito impactante conhecer o trabalho e o projeto da Casa Ninar, que é de uma reabilitação abrangente e pensa a questão da família como um todo. Tivemos alguns anos atrás os quadros de Zyka Vírus e foi uma coisa nova. Ter profissionais de saúde que se colocam à disposição diante desse novo desafio e ter um governo que entende e tem sensibilidade de perceber a importância de um trabalho como esse, inovador, é muito importante”, falou Ana Estela.

Gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Casa de Apoio Ninar atende famílias de crianças com síndrome de Down, síndromes raras, paralisia cerebral por anoxia, paralisia cerebral com microcefalia por infecção congênita, incluindo Zyka Vírus, rubéola e toxoplasmose. Todo o trabalho tem foco na reestruturação emocional e econômica dos lares, com ações a longo prazo e cuidados que envolvem o acolhimento e empoderamento das mães em um ambiente ressignificado para além da reabilitação das crianças, estimulando a prevenção, a assistência e o empreendedorismo.

Já a Sorrir é a primeira unidade do Maranhão que oferta atendimento em nível de média complexidade, com capacidade para mais de 4 mil atendimentos mensais. Um projeto que tem ser tornado referência para outros estados do país. Para o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, a visita foi motivo de orgulho e serviu para apresentar projetos que qualificam o atendimento em saúde pública no estado. “É motivo de orgulho para cada maranhense poder apresentar projetos como estes que demonstram o avanço real do nosso estado na oferta de uma saúde pública com mais qualidade”, pontuou.