contato@institutoacqua.org.br

Enfermeira responsável técnica do Acqua no Maranhão recebe Prêmio Anna Nery 2018

29/11/2018

Analamacia Brito transformou junto à equipe o método de trabalho em cinco maternidades do Estado e humanizou o atendimento; premiação é a mais importante da categoria no Brasil

A transformação no atendimento das maternidades do Maranhão, como a implantação de métodos de estímulo ao parto humanizado, levou a enfermeira obstetra e técnica responsável do Instituto Acqua, Analamacia Brito, a receber o prêmio Anna Nery, considerado o mais importante da área no Brasil. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (28/11) no encerramento do 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em São Paulo.

A premiação acontece anualmente e reconhece os profissionais de enfermagem que prestaram bons serviços à sociedade. E também aqueles que contribuíram com a assistência, administração, ensino e pesquisa na região em que atuam.

“Esse prêmio é o resultado de todo o conhecimento compartilhado, da transformação dos modelos de trabalho das maternidades acreditando em um SUS que dá certo. Quantas famílias fortalecemos os vínculos, o amor, através de um atendimento respeitoso? Não é fácil, mas persistimos”, afirmou Analamacia.

Nascida em São Luís, na Maternidade Benedito Leite, Analamacia começou com um "empurrãozinho" da tia paterna, Crisalides Brito, que pagou o curso técnico de enfermagem. “Tinha 18 anos quando recebi essa ajuda, naquela época não era um sonho, mas eu queria muito estudar e aceitei.  Achava que era necessário ter o dom para atuar na área, mas a coisas aconteceram com tanta naturalidade e leveza. Dois anos depois comecei a trabalhar como auxiliar de enfermagem na Maternidade de Alta Complexidade, e o amor pela profissão começou a crescer”, explicou.

Mas foi a partir de 2003 que ela se encantou por uma das áreas da enfermagem, após um curso de capacitação em parto humanizado. “Achei tão maravilhoso o atendimento e o benefícios à mãe e ao bebê que minha pós foi em enfermagem obstétrica”, contou. Em 2010 assumiu a supervisão da enfermagem na maternidade e já iniciou algumas mudanças, mas foi em 2014 após outros cursos realizados por meio do Ministério da Saúde, da rede cegonha e o contato prático com uma unidade de saúde que realizava tais procedimentos que a estimularam a capacitar a equipe e iniciar a transformação de todo o modelo de trabalho na unidade que trabalhava.

“Quando iniciei na profissão a paciente não tinha direito a acompanhantes e nem à privacidade, já que os leitos eram um do lado do outro sem cortina. Elas tinham que estar em jejum, ficarem deitadas, não tinham direito a plano de parto e apenas o médico fazia o procedimento. As poucos conseguimos mudar este cenário e isso refletiu positivamente na saúde da mamãe e do bebê”, afirmou.

As unidades que o Acqua gerencia têm enfermeiras obstetras altamente capacitadas para realizar os partos de baixa complexidade, quartos privativos e equipados com aparelhos que auxiliam o parto humanizado como barras para alongamento, bola e piscina com água morna. A mulher tem direito ao acompanhante que quiser, ficar na posição que achar melhor, não fica mais em jejum e pode ter o plano de parto que considera mais interessante.

“Quando penso em cada sementinha plantada, em cada luta que foi para mudar a rotina e métodos de trabalho e ver quantas vidas pudemos salvar, quantos laços fortalecidos, o respeito a paciente adquirido, em ver as unidades de saúde públicas sendo referências fico muito emocionada. O SUS funciona e só depende de equipes capacitadas e profissionais responsáveis para tornar o serviço com excelência e respeito”, enfatizou Analamacia. 

Trajetória da homenageada – Analamacia Brito é bacharel em Enfermagem pelo UniCeuma; Pós-Graduada em Enfermagem Obstétrica e Neonatal pela INESUL; Parteira Urban; Educadora Perinatal e Doula. Trabalhou com a assistência ao parto humanizado em sala de parto; é professora da pós-graduação de enfermagem do UniCeuma e atualmente trabalha como RT de enfermagem na implantação de ações na humanização da assistência, atendimento a parto natural hospitalar, englobando pré-natal, parto e pós parto.

Sobre o Prêmio – O nome do prêmio é uma homenagem a precursora da enfermagem no Brasil, Anna Nery, por sua história na profissão que é reconhecida até os dias atuais.

Os Conselhos Regionais de Enfermagem realizam as indicações dos profissionais que consideram que desempenham um trabalho interessante, inovador ou transformador e depois o Conselho Federal de Enfermagem avalia as ações dos indicados ao prêmio.